O impacto que o TikTok teve no cenário da mídia social é inegável. Seu sucesso foi notado por outras redes sociais importantes principalmente o Instagram. Neste artigo vamos comparar TikTok x Instagram e analisar quem está ganhando nas redes sociais.
O Instagram trouxe o Reels como um feed para posts verticais e parece que a cada duas semanas há notícias do Instagram adicionando recursos do estilo TikTok à sua plataforma. À medida que esses aplicativos se tornam cada vez mais semelhantes, você pode estar se perguntando o que realmente os diferencia?
Aqui está uma comparação entre as duas plataformas mais populares na mídia social.
O que é o Instagram?
O Instagram é um aplicativo de mídia social lançado em 6 de outubro de 2010. Sendo propriedade do Facebook com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Compatível com dispositivos móveis, tem a possibilidade de compartilhar fotos e vídeos. Os usuários podem facilmente capturar, editar e publicar conteúdo visual com o qual seus seguidores podem interagir por meio de compartilhamentos, curtidas e comentários.
Nos últimos anos, o Instagram tem se concentrado mais em seus recursos de compartilhamento de vídeo, graças, em parte, à popularidade do TikTok. Existem agora três recursos de compartilhamento de vídeo disponíveis para usuários do Instagram – Stories, IGTV e Reels. Os Stories são vídeos curtos semelhantes ao Snapchat, desaparecem após 24 horas. O IGTV foi projetado para receber conteúdos de formato longo como no YouTube já o Reels recebe vídeos curtos que permite adicionar música pode e essa é a resposta do Instagram ao TikTok.
A ascensão do marketing de influenciadores pode ser amplamente atribuída ao Instagram. Mas muitos usuários ganharam muitos seguidores na plataforma mostrando seu estilo de vida, alimentação e moda, agora que o TikTok está fazendo seu nome no espaço da mídia social, no entanto, muitos influenciadores estão mudando para o aplicativo.
O que é TikTok?
Anteriormente conhecido como Musical.ly, o TikTok é um aplicativo de streaming e compartilhamento de vídeo fundado em 2014. Ele foi inicialmente usado para criar e compartilhar vídeos musicais com sincronização labial. Em 2017, Musical.ly foi adquirido pela Bytedance e, em 2019, foi rebatizado como TikTok.
Hoje, o TikTok é conhecido por seus vídeos curtos de 60 segundos em que os usuários dançam música, fazem esquetes cômicos, fazem comentários sobre a sociedade em geral e participam de desafios virais. É especialmente popular entre a Geração Z e agora é um elemento básico da cultura da Internet.
Até janeiro de 2021m o TikTok teve mais de 2,6 bilhões de downloads pelo mundo todo. Com um crescimento meteórico em 2020, quando a pandemia global tomou conta do mundo e ficamos em isolamento social. No primeiro trimestre de 2020, ele foi baixado 315 milhões de vezes em telefones Apple e Android, tornando-o o aplicativo mais baixado do mundo.
TikTok x Instagram: Quem está ganhando?
O TikTok possui uma ampla seleção de músicas que podem ser facilmente acessadas por todos os usuários através da Biblioteca de Som do TikTok. O Instagram Reels, por outro lado, não permite que perfis de negócios acessem seu recurso de música. As contas empresariais que desejam incluir música em seus Momentos precisam recorrer à gravação de seu próprio áudio, usando o áudio original de outra pessoa, usando música isenta de royalties ou pré-produzindo seus Momentos fora do aplicativo.
O TikTok também tem mais efeitos, modelos e filtros do que o Instagram Reels. Os efeitos de vídeo na biblioteca do Instagram tem mais limites e os usuários só podem selecionar antes de filmar cada videoclipe.
Outras diferenças importantes entre as plataformas são os recursos de Dueto, Ponto e Reação do TikTok. Nenhum desses recursos está disponível no Instagram Reels.
O Algoritmo
A página “For You” no TikTok é semelhante ao “Discover” do Instagram. A grande diferença é o algoritmo mais avançado e envolvente, no TikTok é muito mais personalizado, levando em consideração seus interesses, sua experiência de tela totalmente vertical mantém os usuários atento e em movimento. Já Instagram, por outro lado, é um caldeirão de conteúdo.
Publicidade Paga
Como o Instagram existe há muito mais tempo do que o TikTok, ele está mais estabelecido no espaço de publicidade paga. O TikTok, entretanto, oferece opções de publicidade paga, incluindo Desafios de Hashtag de Marca, Efeitos de Marca, Aquisições de Marca, Anúncios In-Feed e TopView. No final de 2020, o Instagram introduziu tags de conteúdo de marca para Reels. A plataforma também vem facilitando a criação de conteúdo de marca para postagens estáticas.
Embora pode parecer que o Instagram está se transformando em uma versão alternativa do TikTok, ainda existem grandes diferenças entre esses aplicativos. Porém o conteúdo de vídeo exclusivo do TikTok dá a ele uma vantagem competitiva no cenário de mídia social em constante evolução, mas o Instagram tem a vantagem de pertencer a um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo. Ele também não enfrentou o mesmo escrutínio e barreiras políticas que o TikTok enfrentou.
A batalha TikTok x Instagram ainda vai dar o que falar, mas a questão de saber quem ficará em primeiro lugar só o tempo dirá.