Você pode me dizer Quais objetivos do marketing? Quem pensa que é apenas para vender produtos está errado. As metas de marketing podem ser mais abrangentes e ajudar a trazer diferentes resultados para as empresas.
Vamos conhecer alguns deles:
- 1 – Vender
Vendas: Sim, esse é um dos principais objetivos de marketing das organizações que colocam produtos ou serviços no mercado. Em seguida, o papel do marketing é preparar estratégias que possam atender às necessidades dos clientes e aumentar a chance de vendas bem-sucedidas.
- 2 – Fidelizar Clientes
Mas o papel do marketing não se limita às vendas. A empresa deve manter um relacionamento com o cliente para que ele não esqueça a marca e compre novamente. A frase clássica que vale a pena lembrar: É muito mais barato fidelizar um cliente do que atrair novos.
- 3 – Aumentar a Visibilidade
Outro objetivo que o marketing ajuda a alcançar é aumentar a visibilidade da marca e de seus produtos. No entanto, não faz sentido buscar a visibilidade em um público não relacionado à empresa. Para otimizar o investimento em marketing, a estratégia deve se concentrar na pessoa certa: a pessoa com maior probabilidade de se tornar um cliente, ou seja, seu público alvo!
- 4 – Gerenciar uma Marca
Marketing tem tudo a ver com branding. A construção de uma marca acontece na mente dos consumidores.
E, para que absorvam a imagem da marca, é necessário tornar claro seu valor e objetivo por meio de estratégias de marketing – por exemplo, em filmes publicitários e preços de produtos.
- 5- Construir Relacionamentos
O marketing também está interligado aos relacionamentos. Ao fortalecer a conexão com o público (não apenas clientes, mas também parceiros, funcionários etc.), a empresa pode aprimorar sua marca. Vendas e fidelização serão consequências desse processo.
- 6 – Educar os consumidores
A produção de conteúdo é o núcleo do marketing atualmente. Postagens de blog, artigos de revistas e jornais, redes sociais e outros canais ajudam a criar a autoridade da marca e, ao mesmo tempo, apresenta aos consumidores as soluções fornecidas pela empresa. O objetivo não é vender o produto diretamente, mas demonstrar sua utilidade.
- 7 – Engajar Colaboradores
A estratégia de marketing não são apenas voltada para o exterior da empresa, (clientes, fornecedores, etc). Dentro de seus limites, há uma audiência crítica para o sucesso da empresa: Os funcionários. Portanto, o marketing (ou melhor, o marketing interno) também pode ajudar a atrair o público interno, torná-los mais satisfeitos com seu trabalho e propagadores da marca.
Nas Próximas postagens vamos explicar tudo que você precisar saber para entender e conseguir aplicar melhor o Marketing em seu negócio, como: Objetivos do marketing, A origem do marketing, Ciclo de vida do produto, 4Ps do marketing, Tipos de marketing, Ambientes de Marketing, Canais de marketing, Estratégias: como criar um bom plano de marketing, Ferramentas de marketing, Profissional de marketing, Aprenda mais sobre marketing.