O Marketing Digital se popularizou na internet e entre as empresas que desejam elevar o seu negócio à outros níveis. Entretanto, engana-se quem pensa que Marketing Digital é apenas trabalhar com a internet e ter redes sociais a seu favor. Existem diversos termos de marketing que fazem parte desse mundo imenso, e hoje nós trouxemos alguns deles para você descomplicar o marketing e aplicá-lo no seu negócio.
Dicionário do Marketing Digital: 15 principais termos para iniciantes
O Marketing Digital possui diversos termos importantes, entretanto, trouxemos aqui os 15 principais para você iniciar na área e escolher as melhores estratégias para o seu negócio.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo consiste nas estratégias de distribuição de todo o conteúdo que será produzido pela sua empresa.
No marketing de conteúdo, são escolhidas as plataformas, conteúdos, estratégias e como tudo isso será organizado para chegar até o público.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste na atração de clientes potenciais, chamando a atenção deles por meio de conteúdos interessantes e cheios de valor.
Este tipo de conteúdo geralmente propõe uma solução para um problema ou uma dor do público, fazendo com que eles compreendam que o seu conteúdo é relevante.
Outbound Marketing
Ao contrário do que se imagina, o Outbound Marketing é um complemento para o Inbound Marketing, e atua na identificação de clientes potenciais, criando um diálogo inicial com estes clientes.
Além disso, o Outbound Marketing faz esse primeiro contato no momento inicial das vendas, sendo essencial para captar os clientes.
Call to Action
Se o Outbound Marketing atrai os clientes, o Call to Action (CTA) os convida a tomar uma atitude e partir para a ação.
Assim, o CTA tem como principal objetivo fazer um convite para quem está lendo a tomar uma atitude, principalmente em páginas de venda e em redes sociais no engajamento.
Landing Page
A landing page também é conhecida como a página de vendas, ou ainda, página de conversão, que é onde estão presentes todas as informações ou estratégias para atrair o cliente.
Nesta página, pode haver materiais e aulas gratuitas, produtos à venda, cadastro de clientes para e-mail marketing, dentre outros.
Tráfego Pago e Orgânico
Outro termo de marketing muito importante são os conceitos de tráfego pago e orgânico. Ora, o tráfego consiste nos níveis de acesso que o seu site possui, e ele pode ser feito de forma orgânica ou paga.
No tráfego orgânico, os leitores permanecem em seu site de maneira gratuita, pela qualidade do conteúdo produzido.
Já no tráfego pago, são feitos alguns links patrocinados, para elevar o nível da página, associados a mecanismos como o Google Ads.
De modo simples: o tráfego orgânico é construído de forma natural, enquanto o tráfego pago é construído de forma patrocinada, ou ainda, paga.
Blog
O blog é um local, ou ainda, uma estratégia de produção consistente de conteúdo, onde são publicados conteúdos de valor, os quais são planejados no marketing de conteúdo.
No blog, pode haver informações sobre o seu nicho de mercado, conteúdos explicativos e propagandas voltadas para o seu produto ou serviço.
SEO e SEM
Falar em blogs e sites automaticamente exige dois conceitos muito importantes, que são o de SEO e o de SEM.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias voltada para o rankeamento do seu site ou blog por meio de estratégias que otimizam os motores de busca.
Já o SEM (Search Engine Marketing) é a estratégia que utiliza os links patrocinados para alcançar o rankeamento e a otimização em maior tempo hábil, e por isso, anda ao lado do SEO.
Conversão
Este é um dos termos mais utilizados e difundidos no mercado digital, portanto preste atenção.
A conversão é o ato de trazer o cliente até você, seja por meio de um material baixado, orçamento, cadastro no site ou ainda por qualquer tipo de registro realizado.
A conversão geralmente acontece na landing page, e por isso, é necessário que o texto e o CTA sejam completamente bem pensados.
Persona
A persona é basicamente um perfil do cliente ideal, que não é necessariamente verdadeiro, mas descreve qual o público você deseja atingir.
Assim, a persona serve de guia para toda a estratégia de marketing digital e produção de conteúdo.
Leads
Este é um dos termos mais importantes, pois consiste nas pessoas, leitores, navegantes e seguidores que demonstram interesse no seu produto ou serviço.
Geralmente, estas pessoas vão em sua landing page e deixam informações em formulários, como e-mail, nome, data de nascimento e telefone, sendo uma oportunidade para o seu negócio.
Funil de Vendas
O funil de vendas demonstra a “temperatura” dos seus leads, e se eles podem se tornar seus clientes reais ou não.
Este termo de marketing é fundamental para saber como lidar com cada tipo de lead, criando estratégias específicas para cada momento.
Métricas
Por último, mas não menos importante, temos as métricas, que são todos os dados estatísticos da sua rede social que servem para analisar a eficácia da sua estratégia de marketing digital.
Existem diversas métricas, que devem ser escolhidas de acordo com o seu objetivo de negócio e de marketing.
Conclusão
De fato, são muitos os termos de marketing existentes no mercado, e todos eles são essenciais para o bom desempenho e funcionamento das suas estratégias de marketing.
Contudo, se está começando, inicie a sua busca por estes 15 termos que trouxemos aqui e mãos à obra, que em breve verá os resultados.
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