Se você utiliza redes sociais como o Instagram e o Facebook, já deve ter passado pelo tão popular bloqueio criativo. Mas como sair desse bloqueio e ter ideias de postagens que sejam relevantes?
Leia o artigo até o final para ver as dicas de postagens e manter o seu feed atualizado.
Porque ter um feed atualizado?
Primeiramente, é importante compreender a importância de manter o seu feed atualizado.
É muito comum vermos as pessoas reclamarem que o Instagram não está entregando os conteúdos, e este problema pode ter várias origens, pois todas as postagens são lidas pelo algoritmo.
Este algoritmo analisa aspectos como níveis de interação, horários de maior acesso, visualizações, curtidas, compartilhamentos e claro, a quantidade de postagens realizadas em sua rede social.
Sendo assim, quanto maior for a interação do público com as postagens e com os conteúdos, maior será a entrega a dos conteúdos no feed principal, e isso também se aplica à constância das postagens.
Constância nas postagens
Outra dúvida muito comum sobre as postagens é: com qual frequência devo atualizar o meu feed? Quantas postagens ou stories devo fazer diariamente para que o Instagram entregue o meu conteúdo?
A resposta para esse questionamento é: depende da sua estratégia de marketing de conteúdo, e se você é adepto do slow blogging, que consistem em produções de menor volume e constância, mas com muita qualidade.
Contudo, é possível manter um equilíbrio na rede social postando diariamente, e isso é completamente possível com base na organização de uma linha ou cronograma editorial.
O mais importante é fazer com que o seu público esteja em constante contato com o seu conteúdo, e melhor que isso, esteja recebendo as suas postagens.
Assim, vamos falar um pouco sobre os tipos de postagem para o feed do Instagram.
Tipos de postagem para o feed
Engana-se quem pensa que o Instagram é apenas postagem de fotos bonitas. Hoje é possível utilizar tanto fotos quanto vídeos criando uma identidade visual e um feed interessante.
Atualmente, podemos citar como os principais tipos de postagens do Instagram:
- Posts carrossel: que é aquele que possui várias fotos de conteúdo, informações, gráficos ou inspirações;
- Vídeos, que podem ser produzidos e editados mostrando o dia a dia, passo a passo e tutoriais;
- Storytelling, contando uma experiência sobre um determinado tema, dando conselhos ou dicas;
- Trends, que são os assuntos em alta no momento, que podem ser utilizados fazendo correlação com o seu nicho e sua visão sobre o tema.
Assim, se você não tem ideia do que postar e de como manter o seu feed atualizado, trouxemos 10 ideias de postagens para deixar o seu feed impecável.
10 ideias de postagens para o seu feed
Postagens carrossel
Nos posts carrossel, você pode trabalhar conceitos que estejam relacionados com o seu nicho.
Por exemplo, se a sua área de atuação é o Marketing Digital, você pode utilizar um post carrossel para dar ideias do que postar ao longo da semana, conceitos e dicas de postagens que engajam, como reter seguidores etc.
A ideia é distribuir essas informações ao longo das imagens do seu post carrossel, criando uma linha lógico para que a persona entenda e pratique. Geralmente, posts como esse são muito compartilhados e salvos.
Posts comemorativos
Outra ideia de postagens que funcionam muito bem mesmo sendo comuns são os posts comemorativos.
Para sair do óbvio, você pode utilizar datas comemorativas comerciais, ou ainda comemorar datas internas, como por exemplo: post comemorativo de 1k de seguidores, ou ainda 01 ano de instagram ou da marca.
Vídeos – IGTV e Reels
Os vídeos são excelentes opções de postagens, pois atrai os seguidores pelo conteúdo visual.
O Instagram possui duas ferramentas muito interessantes, que são o IGTV e o Reels.
O IGTV permite vídeos mais longos, em formato tradicional, e com ele você pode gravar vídeos explicativos, tutoriais ou ainda salvar a sua live e deixá-la como vídeo no feed.
Já o Reels trabalha vídeos curtos, com músicas e tem um formato mais viral, bem parecido com a proposta do TikTok, de vídeos mais dinâmicos e compartilháveis.
Postagens tipo Guias, tutoriais e passo a passo
Neste tipo de post, você pode utilizar o que você sabe e a sua autoridade para criar guias, tutoriais e passo a passo. Temos os seguintes exemplos:
- Se você atua na área de viagens, passagens e hospedagens, pode criar um guia sobre os melhores lugares para se hospedar na cidade em que você atua;
- Se você é da área da moda ou vestuário, pode criar um guia sobre as tendências de 2021, seja de cores ou estilos;
- Se você atua na área da alimentação, pode fazer um tutorial ou uma receita que seja gostosa, fácil e prática para o seu público;
- Se você é da área da beleza, pode ensinar passo a passo de como cuidar da pele, do corpo, cabelos, dentre outros.
Estes são apenas exemplos, o importante é descobrir quais os temas mais procurados pelo seu público e trabalhá-los chamando a atenção para as suas postagens.
Storytelling
Outra opção de postagem é o storytelling, que consiste em contar uma história, uma experiência ou um relato para criar proximidade com os seus seguidores.
Este post é muito interessante porque tem o poder de convencer e comover os leitores, além de ajudar no engajamento das suas postagens.
Contudo, não adiante produzir um storytelling que não seja relevante: é fundamental entender a dor da sua persona e oferecer a solução, convencendo-o a ouvir você e seguir as suas orientações.
Fotos e composições criativas
Estes tipos de postagens são as mais comuns dentro do Instagram, principalmente aqueles que vendem produtos.
Aqui, use a sua criatividade para compor fotos dos seus produtos, combinações que o cliente possa utilizar e fazer em casa, estimulando-o a consumir o seu conteúdo.
Trends
As trends, também conhecidas como assuntos do momento, podem ser um motor de propulsão para as suas postagens.
Você pode aproveitar esses assuntos para demonstrar o seu ponto de vista, divulgar seu produto ou serviço, ou ainda oferecer uma solução para o seu consumidor, fazendo relação com o tema em alta.
Marcas como a Avon associaram o Big Brother Brasil (BBB) e as maquiagens e estilos de maquiagem utilizadas pelas participantes para divulgar produtos como delineadores, máscaras de cílios e batons.
Perguntas e dúvidas do seu público
Outro tipo de postagem que pode fazer a diferença em seu Instagram é responder dúvidas e perguntas frequentes dos seus seguidores em um post exclusivo no feed.
Nesse sentido, comece falando desta dúvida e demonstre a sua autoridade e conhecimento sobre o assunto.
Bastidores
Outro tipo de post que faz muita diferença são os bastidores do seu negócio, e este cabe em muitos tipos de negócios e nichos.
No ramo da alimentação, seja doce, salgado, street food ou gourmet, você pode fazer vídeos rápidos mostrando a preparação de qualquer um dos seus itens.
No ramo de lojas virtuais, você pode mostrar como organiza as demandas, pedidos e entregas de cada cliente.
Já no ramo da arte, pode mostrar um pouco do seu processo criativo, inspirações, organização do espaço, dentre outros.
Todas essas postagens fazem com o que público se sinta mais perto do seu negócio ou da sua marca, aumentando o engajamento nas suas postagens.
Notícias sobre o seu nicho
Por fim, você pode comentar notícias importantes do seu nicho, fazendo relação com o que está acontecendo e gerando conteúdo para o público.
Nas áreas da educação, cursos e consultorias, é muito comum utilizar o que está acontecendo no país e no mundo para promover informação e oferecer uma solução, sendo uma ideia de postagem para a sua rede social.
Conclusão
Ter um bloqueio criativo é algo muito comum que pode atrapalhar a rotina de postagens da sua rede social.
Contudo, é completamente possível manter o seu feed atualizado, criando conteúdos relevantes e de qualidade de modo dinâmico e criativo.
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