Eu apoio fortemente a adoção de práticas de SEO para jornalistas, assim como defendo a otimização de sites para advogados e médicos.
Quando uma página atende aos critérios dos algoritmos do Google e outros motores de busca, todos saem ganhando ao alcançar as primeiras posições.
A página ganha mais visibilidade e autoridade, o que, por sua vez, gera mais conversões.
O público, por outro lado, se sente mais confiante ao encontrar conteúdo de qualidade que responde às suas dúvidas.
E se você pensa que isso só se aplica a e-commerce ou serviços online, saiba que as mesmas estratégias são eficazes para sites noticiosos.
É disso que trata este artigo, então, se você é jornalista ou publica notícias para terceiros, leia até o fim.
O que é SEO para jornalistas?
SEO, ou Otimização para Motores de Busca, é o conjunto de técnicas que permite a um site e seus conteúdos alcançarem as melhores posições nos resultados de busca (SERP).
Portanto, SEO para jornalistas consiste em otimizar uma página para que ela seja indexada rapidamente e obtenha as melhores posições logo de início.
Considerando as características dos conteúdos jornalísticos, é essencial observar certos fatores para redigir conteúdos com maiores chances de serem lidos.
Vantagens do SEO para jornalistas
Assim como outros tipos de páginas, portais de notícias se beneficiam enormemente da aplicação de técnicas de otimização.
Isso proporciona aos jornalistas e empresas do setor midiático uma oportunidade adicional de gerar receita, uma vez que o SEO abre portas para diferentes tipos de audiência.
Por exemplo, se você possui um portal de notícias automotivas, pode otimizar seus textos para alcançar o público correto.
O mesmo vale para sites com conteúdo sobre esportes, política, educação e muitos outros segmentos.
Autoridade
Todo site recebe uma nota que mede a autoridade do domínio (Domain Authority), baseada em fatores como o tempo de existência do site e a quantidade de backlinks recebidos.
Para isso, seu portal de notícias precisa publicar conteúdos de qualidade e, sendo noticiosos, eles devem ser baseados em fontes confiáveis.
Quanto mais notícias de interesse do público você publicar, maior será a sua audiência e, consequentemente, o número de backlinks e a autoridade do seu site.
Visibilidade
A otimização para busca se baseia no uso de palavras-chave nos conteúdos escritos e outros elementos on-page.
Isso facilita que uma página seja encontrada pelas pessoas ao usarem buscadores, desde que ela contenha os termos correspondentes às suas intenções de busca.
Utilizando técnicas de SEO, você aumenta a visibilidade do seu site ao direcionar a produção de conteúdo para os interesses do público.
Monetização
Portais de notícias precisam de receitas para se sustentar, e o SEO para jornalistas é uma maneira de transformar a audiência em recursos, explorando diversos formatos.
Um site com muitos acessos pode ser uma vitrine para anúncios de outras empresas, através de plataformas como Google Adsense, Taboola e outras.
Além disso, pode gerar receitas próprias por meio de assinaturas, similar aos modelos adotados por portais que oferecem conteúdos exclusivos para assinantes.
Tráfego orgânico
Segundo a Brightside, 53,3% de todo o tráfego na internet é orgânico, ou seja, proveniente de conteúdos que não são anúncios.
Um site jornalístico otimizado tem grande potencial para atrair esse tráfego, que possui vantagens em relação ao tráfego pago, como uma maior capacidade de fidelização.
Sites de notícias já têm uma vantagem nesse aspecto e, quando otimizados, aumentam ainda mais suas chances de atrair visitantes recorrentes.
Parcerias
Aumentar a autoridade e a visibilidade do seu site atrai não só o público, mas também possíveis parceiros de negócios.
Marcas buscam sites com credibilidade e um bom volume de tráfego mensal para divulgar seus produtos e serviços.
Você pode publicar conteúdos patrocinados em formato de notícia ou abrir espaço para anúncios de marcas, utilizando janelas pop-up e anúncios intersticiais.
Resultados duradouros
Anunciar é como competir em uma prova de 100 metros rasos, enquanto a otimização para motores de busca é como uma maratona.
Anúncios funcionam bem para gerar visibilidade instantânea, mas quando o orçamento acaba, o tráfego conquistado também se perde.
O SEO, por outro lado, oferece resultados duradouros, pois uma vez que um site ou conteúdo é bem ranqueado, é difícil perder posições.
Mais assinantes
O modelo de receitas recorrentes, como assinaturas mensais, está sendo adotado por empresas que buscam aumentar suas fontes de recursos.
Portais jornalísticos são ideais para explorar esse modelo, oferecendo acesso a conteúdos exclusivos para assinantes.
O SEO é uma forma eficaz de aumentar esse tipo de receita, elevando a autoridade e a visibilidade da página.
Se você está interessado no assunto, veja o caso da Autopilot, que aumentou o tráfego recorrente em 21% em apenas 12 meses.
Como Fazer SEO para Jornalistas
SEO vai muito além de usar palavras-chave para aparecer na busca do Google. Assim como no passado as empresas midiáticas buscavam crescer por meio da audiência, hoje, sites e portais competem para conquistar mais visitantes, pageviews e engajamento. Isso exige oferecer conteúdo de qualidade e proporcionar a melhor experiência de navegação possível.
Os algoritmos do Google impõem diversas condições para determinar quais sites aparecem nas primeiras posições. Para satisfazê-las, siga as dicas a seguir.
Explore as Palavras-Chave
Sem palavras-chave, seu site dificilmente atrairá tráfego qualificado, ou seja, pessoas interessadas no seu conteúdo. Antes de escrever, busque por keywords com volume de busca adequado. Para notícias, use ferramentas como o Google Trends. Para conteúdos evergreen, utilize o Keyword Planner do Google ou o Ubersuggest.
Tenha Constância
Outros sites e jornalistas também competem por espaço na internet. Mesmo que seu conteúdo alcance uma posição de destaque, seus concorrentes tentarão superá-lo. A solução é publicar regularmente, seja com novos artigos ou atualizando conteúdos antigos. Não há frequência ideal, mas publicar pelo menos três vezes por semana é uma boa prática.
Faça Otimização On-Page
Os bots do Google escaneiam mais que palavras-chave nos artigos e títulos. Eles analisam elementos não textuais para verificar a qualidade do conteúdo. Utilize alt e title nas imagens com os termos do texto que elas ilustram. Além disso, considere fatores de usabilidade, sobre os quais falaremos adiante.
Trabalhe com Links Internos
Backlinks são valiosos, mas os links internos também são cruciais. Eles ajudam a estabelecer a autoridade de uma página. Artigos com muitos links internos que enriquecem o conteúdo ajudam seu site a ganhar posições na SERP.
Faça Parcerias de Link Building
Se seu site não recebe muitos links, considere parcerias. Construa relações com sites complementares à sua temática. Não estamos falando de troca ou venda de links, mas sim de parcerias legítimas que podem incluir conteúdos patrocinados e links nofollow.
Tenha um Site AMP
Accelerated Mobile Pages (AMP) é um programa do Google para melhorar SEO e a construção de sites para dispositivos móveis. Para se destacar, seu site deve cumprir requisitos para navegação móvel, já que a maior parte do tráfego do Google vem de celulares.
Use Plug-Ins
Muitos sites utilizam a plataforma WordPress, que permite agregar recursos e funcionalidades através de plug-ins. Entre os mais populares estão:
- Yoast SEO
- Google Analytics
- Google Search Console
- Monster Insights
Garanta a Melhor Experiência de Navegação
As últimas atualizações do Google Web Core Vitals deram ainda mais importância à experiência de navegação. Verifique no Google Search Console se seu site está em conformidade com os seguintes indicadores:
- LCP (Largest Contentful Paint)
- CLS (Cumulative Layout Shift)
- FID (First Input Delay)
Trabalhe com Assessoria de Imprensa
Jornalistas ajudam jornalistas. Uma forma de aumentar a autoridade do seu site é buscar, através da assessoria de imprensa, publicações ou referências suas em outros sites, mesmo sem links diretos. Isso gera visibilidade e tráfego direto, consolidando sua audiência.
As técnicas de SEO para jornalistas seguem alguns padrões comuns, mas têm suas peculiaridades. Aplicando as dicas aqui mencionadas, seu site ou portal deve gerar mais tráfego orgânico em um curto período. Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e continue aprimorando suas estratégias de marketing digital.