A produção de conteúdos para o Instagram faz parte de qualquer estratégia de marketing digital. Para atrair o público nas redes sociais, você precisa não apenas de regularidade, mas também de criatividade. Encontrar várias maneiras de exibir seu conteúdo é um desafio constante.
Para quem deseja expandir seu mercado, desenvolver sua marca e fidelizar clientes, é essencial investir em estratégias de marketing de conteúdo para redes sociais. No entanto, criar conteúdos para o Instagram não é tão simples.
É recomendado ter um calendário definido, e saiba como medir o conteúdo de cada estágio do funil entregando a mensagem de uma maneira que agrade ao público. Além disso, deve ter uma capacidade de crescimento constante. Quais conteúdos para o Instagram deve-se postar que atenda a todos esses requisitos? É o que vamos te mostrar nesse post!
Por que o Instagram?
O número de pessoas que estão no Instagram aumenta a cada dia. Já são mais de 1 bilhão de usuários da plataforma, sendo que o Brasil ocupa a segunda posição em número de pessoas com contas por lá, com 66 milhões.
Considerando a crescente diversidade desse grupo e a participação de pessoas de idades mais altas, é raro encontrar um grupo-alvo para qualquer empresa que não pertença ao Instagram.
Consulte aqui as melhores ideias de conteúdo para Instagram
Quem quer criar conteúdo para o Instagram deve garantir que o público esteja sempre aprendendo algo, sendo educado e pronto para se tornar cliente. Além disso, devem ser consideradas formas de garantir a satisfação e a lealdade do cliente. Portanto, é necessário desenvolver uma boa estratégia de produção de conteúdo para redes sociais.
1. Crie e divulgue promoções
Uma das dicas que produzirá mais resultados no curto prazo é criar e divulgar atividades promocionais. Pode ser um sorteio, um presente, um desconto especial para novos clientes via Instagram ou uma recomendação desta rede social.
É importante que essa estratégia esteja alinhada com as metas de marketing. Em última análise, muitos sorteios têm resultados terríveis porque atraem o público errado – ou seja, se os produtos ou serviços da empresa não são fornecidos de graça, essas pessoas não compram. E preste atenção para não perder dinheiro, faça os cálculos do que realmente compensa para você!
2. Mostre os bastidores
O público gosta de aprender mais sobre a empresa nos bastidores. Isso ajuda a aumentar sua lealdade, porque eles podem entender melhor como os produtos ou serviços que compram são produzidos. Também pode ajudar as pessoas a eliminar objeções e escolher as soluções da empresa na fase de consideração.
Exibir nos bastidores também ajuda a mostrar o valor da empresa, aumentar o reconhecimento da marca e criar valor para ela.
3. Use enquetes
Para produzir conteúdo cada vez mais preciso (ou seja, mais próximo das expectativas e idéias do público), é importante investir na criação de pesquisas de opinião. Às vezes, depois de exibir uma série de conteúdo nesse formato, pode ser necessário ajustar o papel da empresa.
Outra vantagem do uso de pesquisas é que as pessoas gostam de interagir e falar mais sobre si mesmas. Eles ajudam a quebrar barreiras, para que os seguidores fiquem mais satisfeitos com a empresa e possam se tornar novos clientes quando quiserem ouvir suas opiniões e considerá-las.
4. Compartilhe depoimentos
Depoimentos são excelentes formas de tirar objeções do seu público e fazer os seguidores entenderem mais sobre o seu negócio e os resultados que ele gerou em alguém semelhante a ele, como os mesmo problemas, e acabam descobrindo uma nova forma de enxergar a sua marca.
5. Faça lives
As lives geram mais engajamento e conteúdos, também aproximam a empresa do público. Convide alguém do seu nicho, ou algum nicho que tenha relação para participar. Com elas, é possível educar os futuros clientes, passar informações relevantes para o público, eliminar objeções, gerar conversões e aumentar o número de seguidores.
6. Crie um calendário editorial
Planejar!! Essa é a dica, é chato, demora, é necessário pesquisas, mais FUNCIONA! Uma das melhores dicas para criar conteúdo para o Instagram é criar um calendário editorial. O Instagram prioriza a consistência, então quanto mais você postar conteúdos de qualidade e com engajamento, maior será seu alcance.
O calendário editorial permite que você produza conteúdo de maneira mais estratégica, levando em consideração as diferentes etapas da jornada do cliente e o papel da empresa.
7. Compartilhe tutoriais e guias
Tutoriais e guias são uma maneira de gerar conteúdo relevante que pode ajudar os personagens em todas as etapas do funil. Eles também ajudam a esclarecer dúvidas e aumentar a conscientização sobre a autoridade da empresa.
8. Fale atualidades sobre o seu nicho
Transmita a seu público todas as novidades da área, novas tecnologias, novos lançamentos, etc. Publique uma série de postagens, trabalhe com imagens e vídeos. Essa é uma maneira de conquistar novos seguidores, aumentar o engajamento e aumentar a autoridade da marca.
9. Divulgue dados sobre o negócio
Pesquise sobre dados importantes para o seu negócio e divulgue para o seu público. Essa é uma excelente dica para produzir conteúdo para Instagram.
Como nem todas as pesquisas são tão simples de encontrar, o público vai começar a procurar o seu perfil para ver dados importantes e, consequentemente, enxergá-lo como referência.
10. Mostre sua rotina
A humanização da marca é uma das mais fortes tendências de marketing dos últimos anos. Basta olhar para Lu, da Magazine Luiza e Nat da Natura. O público gosta de aprender mais sobre as pessoas por trás da marca, como é o cotidiano delas. Deixe sua marca mais pessoal, com a sua cara, para criar conteúdos para o Instagram e atrair mais seguidores despertando a confiança.
Essa foram algumas dicas de postagens que podem e devem ser criadas em suas Redes Sociais.
Gostou? Mande para um amigo que também precisa aplicar em seu negócio!