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O Chat GPT tem se destacado como uma das plataformas mais visitadas globalmente. De acordo com dados do SimilarWeb, ocupa a posição de 28º site mais acessado em todo o mundo.

Mensalmente, atrai impressionantes 1,4 bilhões de visitas, e os motivos para tal sucesso são variados: desde responder perguntas simples até realizar tarefas complexas, como a programação de códigos.

Provavelmente, você já está ciente dessa informação.

No entanto, você sabia que o Chat GPT também está sendo utilizado para buscar e avaliar serviços de empresas?

Permita-me compartilhar uma mensagem que recebi há algum tempo, que me fez perceber o impacto dos rankings do Chat GPT.

 

Rankings do Chat GPT

Antes de discutirmos o que é necessário para que o Chat GPT destaque sua empresa, é importante lembrar que o modelo atual já passou por treinamento.

Contudo, à medida que novas atualizações são implementadas e os dados de treinamento se tornam mais recentes, surgem oportunidades para que sua empresa seja destacada nas futuras versões do Chat GPT.

Vamos explorar o motivo pelo qual o Chat GPT recomenda minha agência de publicidade, a NP Digital, e entender como ele faz essas recomendações.

 

Quem o Chat GPT Recomenda?

Inicialmente, questionei: “Quais agências de publicidade devo considerar para contratar?”.

Na primeira tentativa, o Chat GPT não forneceu recomendações.

Por quê?

A pergunta foi muito ampla.

Então, fiz uma pergunta mais específica sobre agências de SEO para testar as recomendações do Chat GPT.

A lista fornecida não foi totalmente precisa, mas foi um ponto de partida.

Entre os quatro primeiros resultados, Moz e Hubspot são provedores de software, não agências de publicidade, e não oferecem serviços.

 

A Lição Aprendida

Conforme as respostas anteriores, fica evidente que o Chat GPT não utiliza nenhum dos fatores mencionados para elaborar suas listas de recomendações.

Isso é claro porque, se fosse o caso, Moz e Hubspot não apareceriam na lista, já que não oferecem serviços.

Publicamos alguns estudos de caso e depoimentos, mas a maioria das agências de publicidade adquire clientes através de pedidos de orçamento, recomendações de clientes e colaboradores.

É assim que conquistamos a maior parte de nossa clientela.

 

Como o Chat GPT Elabora Rankings de Sites?

Realizei diversas perguntas para tentar obter respostas práticas e úteis do próprio Chat GPT, mas sem sucesso.

Decidi então fazer mais de 100 perguntas aleatórias para observar os tipos de recomendações geradas e buscar padrões.

Após coletar as perguntas e respostas, entreguei-as a um estatístico e analista de dados para identificar padrões.

Ele examinou 82 fatores e descobriu que 6 deles têm correlações significativas.

 

Ranking de Sites pelo Chat GPT

Para resumir, estes são os seis fatores cruciais:

 

O principal desafio do Chat GPT

O Chat tem se tornado um gigante entre as plataformas digitais, atraindo mensalmente cerca de 1,4 bilhões de usuários. Essa é uma audiência que nenhuma empresa gostaria de perder, especialmente se considerarmos que muitos desses usuários podem se tornar clientes.

Para garantir que o Chat GPT destaque sua empresa, é essencial otimizar seus produtos e serviços com base em seis fatores-chave. Se você já pratica SEO para mecanismos de busca como Google e Bing, é hora de expandir essa estratégia para incluir o Chat.

A eficácia dessa abordagem é comprovada. Recebemos diversos clientes potenciais mensalmente através do Chat GPT, e uma parcela significativa desses contatos se converte em negócios reais, assim como ocorre com outros canais de marketing.

No entanto, o Chat GPT apresenta desafios, como a falta de atualizações em tempo real e a ocorrência de respostas imprecisas. Por exemplo, 27,41% das perguntas que fizemos resultaram em respostas que não solucionavam efetivamente a questão proposta, como a recomendação da Moz para serviços de SEO, os quais ela não oferece.

 

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O SEO é uma ferramenta poderosa que vai além dos tradicionais Google e Bing. Você pode e deve otimizar para plataformas como Instagram, TikTok e até mesmo assistentes de IA como Chat GPT e Bard.

Utilize os fatores que mencionei para maximizar a frequência com que sua empresa é recomendada por essas plataformas. Tenha em mente que pode levar algum tempo até que você veja os resultados, pois depende da atualização dos modelos de IA.

Quando essas atualizações começarem a ser implementadas no Brasil, lembre-se de que os fatores mais críticos serão as menções de marca e a relevância. Para a relevância, concentre-se nas palavras-chave, assim como faria com o SEO tradicional. Ferramentas como Ubersuggest e Answer the Public podem ser úteis nesse processo.

Quanto às menções de marca, quanto mais sua empresa for mencionada online, melhor. Trabalhos de assessoria de imprensa podem ser uma estratégia eficaz para aumentar sua visibilidade.

E você, já iniciou o processo de otimização para o Chat?

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