Você sabe, assim como eu, que o marketing já passou por diversas transformações. Desde o marketing tradicional até a era digital e suas constantes atualizações, estamos agora diante de uma nova fase: o Revenue Marketing.
Não conhece o conceito? Não tem problema! Vamos nessa?
O que é Revenue Marketing?
De uma forma direta e clara, o Revenue Marketing pode ser resumido como o marketing voltado para a geração de receita e crescimento das empresas. Para realizar ações focadas nesse princípio e alcançar grandes resultados, uma das principais características deste conceito estratégico é a integração das áreas de marketing e vendas.
Quem nunca viu uma área responsabilizando a outra por não ter alcançado a meta de vendas? O marketing pode alegar que trouxe os leads, mas que eles não foram abordados corretamente, enquanto o time de vendas pode afirmar que os leads não eram qualificados.
A integração dessas duas áreas, dentro da perspectiva do Revenue Marketing, impede que situações como essa aconteçam. Além disso, ajuda no que é mais importante: captar muito mais leads e garantir que sejam qualificados para as vendas.
Integração de Marketing e Vendas
Para realizar essa integração, é crucial considerar os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho):
- Metas e Objetivos em Comum: O foco das ações das duas equipes precisa estar alinhado. O momento é de aumentar a captação de leads ou de converter aqueles que já estão na base?
- Práticas Integradas: É essencial que os sistemas e dados de marketing e vendas estejam à vista de todos, para saberem como está o andamento das ações e elaborar estratégias eficientes.
- Colaboração entre as Equipes: Este plano de ação precisa ser construído em conjunto, e dificilmente funciona se as equipes não estiverem alinhadas e agindo em colaboração.
Pilares do Revenue Marketing
Mas não é só a integração entre marketing e vendas. O Revenue Marketing possui outros pilares essenciais para o seu funcionamento. Cada um deles foi abordado mais profundamente em nosso webinar, mas vamos falar um pouco sobre eles a seguir.
Cultura de Dados
É indispensável que as equipes construam uma cultura focada em dados para tomada de decisão. Por que? É com base nos dados de ambas as equipes que serão construídas as regras e a jornada dos leads em conjunto, para saberem exatamente onde e como agir.
O dashboard dos dados precisa ser unificado e de fácil acesso. Mas atenção! Possuir uma cultura de dados não significa ter dezenas de informações amontoadas em uma ferramenta. Tão importante quanto ter acesso aos dados é saber selecionar quais dados importam para sua estratégia, e focar apenas neles.
Tecnologia como Aliada para Mais Resultados
Que a tecnologia trabalha em conjunto com o marketing digital você já sabe. Mas aqui quero ressaltar o bom uso de ferramentas como as novas IAs generativas. Utilizar a integração do ChatGPT ao seu atendimento ao cliente pode filtrar o primeiro contato de forma extremamente funcional, oferecendo ao cliente uma experiência muito próxima de um atendimento humano.
Além disso, as novas tecnologias permitem que você ofereça calculadoras de simulações, demonstrando a economia que seu cliente pode ter com seu serviço. E esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode trabalhar tanto em favor da experiência do cliente quanto dentro da jornada de compra. Há muito mais.
Processos Bem Definidos
Se sua empresa não possuir processos bem definidos para aplicar as estratégias de Revenue Marketing, tudo vai por água abaixo. Como evitar isso, então? É essencial fazer o mapeamento da jornada de compras do seu cliente e estruturar como cada equipe irá atuar em cada etapa, como essas atividades serão realizadas e quanto tempo precisam para serem efetuadas.
Ter processos bem definidos ajuda sua marca a abordar o cliente certo, no momento certo e da forma certa!
Principais Métricas de Desempenho de Receitas
Para ter um controle do que está funcionando ou não, é importante ter métricas bem estabelecidas e que funcionem para marketing e vendas. É aquela velha história: não há como mensurar aquilo que não se mede. Claro que as métricas variam de acordo com a realidade de cada empresa. Mas vou trazer aqui ideias em um contexto macro de estratégias voltadas para o aumento de receita.
Algumas das principais métricas a serem observadas incluem:
- Custo por Lead (CPL): Quanto está sendo gasto para adquirir cada lead?
- Taxa de Conversão: Quantos leads estão se convertendo em clientes?
- Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV): Quanto cada cliente gera de receita durante seu tempo de relacionamento com a empresa?
- Retorno sobre Investimento (ROI): Qual é o retorno financeiro das campanhas de marketing?
O Revenue Marketing é uma estratégia comprovadamente eficaz e que, sem dúvidas, pode transformar os resultados e as vendas da sua empresa.
Revenue Marketing é a integração que faltava para alinhar marketing e vendas em prol de um objetivo comum: o crescimento sustentável e lucrativo da empresa. Com práticas integradas, uma cultura de dados robusta, uso inteligente da tecnologia e processos bem definidos, sua empresa estará preparada para alcançar resultados extraordinários.