fbpx
Marketing Digital, Redes Sociais

Stories do Instagram: Dicas para promover seu negócio

O Instagram Stories é uma ferramenta fascinante da plataforma. Nesse recurso, os usuários compartilham imagens e vídeos que ficam disponíveis para seus seguidores por até 24 horas, desaparecendo após esse período.

Funciona como um feed “alternativo”, onde os usuários têm a liberdade de postar qualquer conteúdo, sabendo que ele será removido em um dia – sem interferir no feed principal ou no perfil do Instagram.

Com bilhões de usuários ativos mensalmente, o Instagram se torna um ponto de interesse para empresas que buscam um crescimento rápido e robusto.

 

O que é Instagram Stories?

Conhecido como “Histórias”, o Instagram Stories é uma funcionalidade que visa aprimorar a comunicação entre os usuários. Com essa ferramenta, é possível compartilhar fotos ou vídeos que permanecem visíveis por 24 horas na plataforma.

Quem viu, viu. Se não viu, perdeu: não verá mais!

Esse caráter momentâneo é o que torna o recurso tão atrativo e cada vez mais explorado por um número crescente de usuários.

Em 2023, aproximadamente meio bilhão de pessoas utilizam essa funcionalidade todos os dias.

Após a publicação de fotos, textos, desenhos ou vídeos no Instagram Stories, eles são exibidos em formato de slideshow ou vídeos curtos.

É como se fosse um filme do seu dia, mostrando aos seus seguidores o que você fez.

Para tornar essa história visualmente mais interessante e até mesmo divertida, é possível editar ou adicionar efeitos especiais.

Uma maneira de captar a atenção de quem vai visualizá-la.

 

instagram

 

Quais são as funcionalidades do Instagram Stories?

Pode-se dizer que ele atua quase como uma rede social independente dentro do Instagram.

O interessante é que alguns usuários equilibram o uso do Stories e do feed, enquanto outros têm uma preferência clara por um ou outro.

A diversidade é realmente impressionante.

Sem dúvida, para o perfil atual do usuário médio de redes sociais, o Story é uma opção atraente: funciona quase como um diário.

As pessoas postam o que comeram no café da manhã, como está o trânsito, um boomerang da reunião de trabalho, uma foto do drink no happy hour.

E, claro, as empresas fazem o mesmo: o Stories é uma ferramenta incrível para anunciar produtos, promover ofertas e também fortalecer a marca do negócio.

Para isso, as marcas exploram ao máximo os recursos que o Stories oferece. Que tal entender cada um deles, em detalhes? confira:

 

Boomerang

O Boomerang é um recurso incrível que captura uma sequência de fotos ou até mesmo um pequeno vídeo e os reproduz em loop.

Quer mostrar seu produto em ação ou apenas fazer seus seguidores rirem com algo engraçado?

O Boomerang é a sua opção.

É fácil de usar e adiciona um toque extra de criatividade aos stories.

Para criar um, basta acessar a funcionalidade de Story no seu aplicativo do Instagram. O “Boomerang” estará como uma das opções no menu à esquerda.

Sticker Os stickers, ou “adesivos”, são um toque especial bem-vindo às postagens do Stories.

Eles são excelentes para adicionar um pouco de personalidade às suas publicações, seja uma marca de localização, um GIF divertido ou uma contagem regressiva.

Além disso, eles são interativos!

Por exemplo, usando o adesivo de enquete, você pode obter as opiniões de seus seguidores sobre qualquer coisa, desde o lançamento de seu produto mais recente até suas coberturas de pizza favoritas.

Para acessar a função, basta tirar uma foto ou gravar um vídeo pelo Story e, na hora da edição, clicar no ícone de carinha feliz no menu superior.

 

Perguntas

Tem uma dúvida para seus seguidores? Quer descobrir se uma cor é mais atraente que outra no seu produto? Ou está curioso para saber qual é a embalagem favorita dos clientes?

Experimente o recurso de Perguntas!

Esse sticker interativo permite que você faça qualquer pergunta e seus seguidores podem responder diretamente através do seu Story.

É uma maneira excelente de interagir com seu público, obter insights valiosos ou simplesmente iniciar conversas interessantes.

Dica de especialista: compartilhe as respostas de seus seguidores em outros stories para criar um senso de comunidade e promover mais engajamento.

Acredite em mim, seu público vai adorar

 

Efeitos Visuais

Os efeitos visuais são o toque mágico que pode elevar seus conteúdos de “bom” para “incrível” num instante!

Com uma vasta gama de efeitos à disposição, você pode dar um estilo único às suas postagens que reflita sua personalidade.

Desde transformações faciais (como aquelas orelhas de coelho, lembra?) até sobreposições de cores vibrantes, existe um efeito para cada estado de espírito e evento.

Não se contenha: navegue pela galeria de efeitos e deixe sua criatividade fluir!

Experimente alguns dos mais populares:

Efeitos patrocinados: celebridades e empresas que têm parceria com o Instagram disponibilizam seus próprios efeitos na plataforma;

Máscaras faciais: adicionam elementos ao rosto, como estrelas, coelho, gato e óculos de sol;

Zoom: amplia e reduz o tamanho do que é filmado nos vídeos do Stories;

Superzoom: além de aplicar zoom, adiciona efeitos animados às cenas. Pode tornar uma história romântica, dramática, dar um toque de suspense, de flashes fotográficos ou de programa de TV;

Realidade aumentada: adiciona itens animados em 3D ao ambiente filmado.

Pesquisa: Está procurando uma maneira divertida e interativa de engajar seu público?

O recurso de Pesquisa é a solução!

Como um Sticker, ele permite que você crie uma pesquisa e seus seguidores podem votar entre algumas opções.

Use-o para coletar opiniões, resolver debates ou apenas para se divertir com seus seguidores.

A melhor parte? Você receberá resultados em tempo real, fornecendo feedback instantâneo sobre o que seu público pensa.

Close Friends: Deseja compartilhar um momento especial com seu círculo mais íntimo de seguidores?

O recurso Amigos Próximos permite que você faça exatamente isso.

Com essa funcionalidade, você pode criar uma lista de seus amigos e seguidores mais próximos e compartilhar Stories exclusivamente com eles.

É perfeito para quando você quer compartilhar um conteúdo mais pessoal ou apenas manter as coisas mais reservadas.

E não se preocupe, o Instagram mantém tudo em sigilo: apenas aqueles na sua lista de Amigos Próximos saberão que fazem parte do seu círculo íntimo.

 

Link:

Está procurando uma maneira eficaz de direcionar o tráfego dos seus Stories para seu site ou blog?

É exatamente para isso que serve o recurso link!

Embora restrito a usuários com 10 mil seguidores ou uma conta verificada, o adesivo Conexão (o famoso “arraste para cima”) permite redirecionar seus seguidores e espectadores para um URL externo.

É ideal para divulgar sua postagem de blog mais recente, lançar um novo produto ou compartilhar uma página de inscrição para um evento.

Basta inserir o link e seus seguidores podem arrastar para cima ou tocar no adesivo para acessar diretamente o seu conteúdo.

 

Por que incorporar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing?

Então, qual é a principal razão para incorporar o Stories na sua estratégia de comunicação? Um dos principais motivos já foi mencionado na introdução: são mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias.

Vamos com calma: O seu conteúdo não será visto por todos esses perfis, claro que não.

Mas você precisa reconhecer que esse fluxo representa uma coisa: diversidade de público.

Sim, com certeza, uma parcela do seu público está no Instagram, o que representa uma oportunidade incrível de se conectar com ele de maneira divertida, interativa e genuína.

Veja bem: é tudo sobre conexão. 

O Instagram Stories ajuda você a conquistar seguidores, dando um toque pessoal à sua marca.

É um espaço para exibir a personalidade da sua marca, compartilhar conteúdo atraente e interagir com seu público em tempo real.

Além disso, a natureza casual e efêmera (ou seja, temporária) do Stories o torna perfeito para experimentar novas ideias e receber feedback imediato.

Falando em engajamento, o Stories oferece uma infinidade de recursos interativos, como enquetes, perguntas e quizzes que incentivam seu público a participar, compartilhar suas ideias e se sentir conectado à sua marca.

Isso reforça a lealdade à marca, fortalece a confiança e promove conversas mais significativas.

Agora, vamos falar sobre o poder do compartilhamento.

O Stories permite que você crie momentos relacionáveis e compartilháveis — que, para muitos de seus seguidores, podem ser irresistíveis, resultando em compartilhamento com amigos ou mesmo repostagens.

Isso é extremamente positivo, pois não apenas expõe sua marca a um público mais amplo, mas também gera prova social e marketing boca a boca positivo.

Mas isso não é tudo!

Os Stories também podem funcionar como uma poderosa ferramenta promocional.

Você pode exibir seus produtos, anunciar vendas ou compartilhar códigos promocionais exclusivos, transformando seus espectadores casuais em clientes.

Vale a pena também mencionar o potencial dos Stories para mostrar toda a magia dos bastidores de um negócio.

Ao compartilhar vislumbres da cultura da sua empresa, processo de trabalho ou membros da equipe, você trabalha aquele termo que se tornou tão importante dentro das empresas: relacionamento!

Tudo isso faz com que seus seguidores se sintam mais envolvidos no negócio, parte dele.

 

Como potencializar as vendas com o Instagram Stories?

Impulsionar as vendas com o Instagram Stories não é apenas sobre postar imagens atraentes e esperar pelo melhor.

Você precisa elevar a qualidade do seu conteúdo – no entanto, nem sempre você encontra os meios para isso apenas nos Stories convencionais.

Minha sugestão, portanto, é aproveitar as poderosas ferramentas de publicidade da plataforma para alcançar mais clientes em potencial, gerar engajamento e, finalmente, aumentar esses números de vendas.

Publicidade: O Instagram Ads oferece uma maneira ideal de colocar sua marca na frente de um público mais amplo, mesmo que eles ainda não sigam você.

Esses anúncios imersivos em tela cheia aparecem entre os stories normais e são personalizados para o seu público-alvo com base em seus interesses e comportamento.

Você pode escolher entre vários formatos, como fotos, vídeos ou até mesmo anúncios em carrossel para exibir seus produtos, ofertas especiais ou anúncios.

A chave aqui é criar um conteúdo visualmente atraente, otimizado para dispositivos móveis e com um CTA claro para direcionar os usuários a uma compra ou visita ao seu site.

Stories Impulsionados: Então, você tem um story incrível que está recebendo bastante atenção entre seus seguidores atuais?

Por que não dar um impulso extra com o recurso de Stories Impulsionados?

Essa funcionalidade é como um acelerador para o seu conteúdo, onde você pode investir para aumentar seu alcance e, assim, atingir um público mais amplo.

 

Conclusão

Deseja maximizar todas as funcionalidades do Instagram Stories para alcançar melhores resultados para o seu negócio?

E que tal transformar sua interação com prospects e clientes?

Com este guia, você tem todas as ferramentas necessárias ao seu alcance e está pronto para progredir.

Basta começar a aplicar as sugestões que compartilhei ao longo deste artigo e monitorar os resultados.

Com o passar do tempo, você pode compreender melhor o que gera resultado e quais são os tópicos que mais interessam ao seu público.

Não deixe de acompanhar as atualizações que o Instagram frequentemente disponibiliza para seus usuários.

Afinal, esta é uma das redes sociais mais inovadoras da atualidade.

Veja também!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Ganhou!

15% DE DESCONTO

Utilize o cupom:

BEMVINDO15

*Válido na primeira compra