O Instagram Reels é uma das novidades mais empolgantes da plataforma. Este formato de conteúdo, que consiste em vídeos curtos de até 1 minuto apresentados na vertical, oferece às empresas uma oportunidade única de se conectar com seu público e gerar engajamento de maneiras inovadoras.
Pode parecer um pouco comercial demais para descrever o Reels do Instagram. Mas, na essência, é exatamente isso. E na prática, é a resposta do Instagram ao crescente sucesso do TikTok.
No entanto, não se engane: o Reels não é uma imitação barata. É uma extensão valiosa dentro da plataforma que, se utilizada corretamente, pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.
E quando falo de negócios, estou me dirigindo a líderes e tomadores de decisão de empresas. Afinal, o uso estratégico das redes sociais pode revolucionar a forma como sua marca é percebida por seu público.
Então, vamos começar? Elaborei este guia completo para simplificar o Instagram Reels e mostrar como você pode usá-lo de forma criativa em sua estratégia de marketing nas redes sociais. Vamos explorar juntos as possibilidades que o Reels oferece para o crescimento da sua marca.
O que é o Instagram Reels?
O Instagram Reels é uma funcionalidade essencial da plataforma que possibilita aos usuários produzir e compartilhar vídeos curtos e cativantes.
E quanto ao tempo máximo dos reels no Instagram? O limite é de 60 segundos, fazendo com que esses vídeos compactos sejam projetados para captar e manter o interesse do seu público.
Introduzido em agosto de 2020, o Reels surgiu como uma resposta do Instagram ao sucesso do TikTok, apresentando semelhanças com o feed da popular rede social chinesa.
Ele disponibiliza uma gama de ferramentas de edição, efeitos visuais e opções de músicas para auxiliar você na criação do vídeo ideal. Com o Reels, você tem tudo que precisa para criar conteúdo envolvente e atraente para o seu público.
Então, como se faz um Reels? O processo é tão fácil quanto publicar um Stories ou postar uma foto no feed. Vou te mostrar três formas diferentes, confira:
1. Na seção Reels Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone do Reels na parte inferior da tela;
2. Toque no ícone da câmera no canto superior direito para abrir a câmera do Reels;
3. Agora, deixe sua imaginação voar! Você pode gravar um vídeo pressionando e segurando o botão de gravação ou carregar um vídeo de sua galeria tocando no ícone correspondente;
4. Personalize seu Reel com texto, adesivos e efeitos. Você também pode adicionar música tocando no ícone de música e escolhendo sua faixa preferida;
5. Quando seu Reel estiver pronto, pressione a seta para frente para compartilhá-lo com seus seguidores.
Usando a câmera do Instagram Stories
1. Inicie o aplicativo Instagram e deslize para a direita na tela inicial para acessar a câmera do Stories.
2. Na parte inferior da tela, navegue pelas opções até encontrar “Vídeo do Reels”
3. Assim como na seção Reels, grave um novo vídeo ou carregue um existente da sua galeria.
4. Dê um toque único ao seu Reel com texto, adesivos, efeitos e música.
5. Para publicar, basta seguir o processo padrão que mencionei anteriormente.
A partir da tela inicial do Instagram
1. Na tela inicial do Instagram, toque no ícone “+” — ele pode estar no canto superior direito ou na barra inferior de funcionalidades.
2. Selecione “Vídeo do Reels” nas opções que aparecem.
3. Você já sabe o que fazer: grave ou carregue um vídeo e, em seguida, dê vida a ele com efeitos, adesivos e uma trilha sonora cativante.
4. Depois, toque na seta para frente para compartilhá-lo.
Como implementar o Instagram Reels na sua estratégia de marketing?
Que tal descobrir como utilizar o reels do Instagram? Agora que você já sabe como criar o conteúdo, é momento de compreender como integrá-lo à sua estratégia de marketing.
Mas, espere um pouco: não saia por aí filmando tudo que vê pela frente.
Como integrar o Instagram Reels na estratégia de marketing?
Quero te mostrar tudo, do início ao fim. E aí, está pronto(a) para aprender? Continue lendo!
Elabore um planejamento eficiente
Estabeleça metas claras: entenda o que você quer alcançar com seus Reels, seja para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar tráfego para seu site ou impulsionar as vendas.
Conheça sua audiência: saiba quem você está tentando alcançar e adapte seu conteúdo para ressoar com eles.
Desenvolva um calendário de conteúdo: planeje seus Reels com antecedência, levando em conta datas comemorativas, feriados e lançamentos de produtos. Assim, você nunca ficará sem ideias e seu conteúdo estará sempre atualizado e oportuno — ou seja, você sempre terá uma premissa pronta para ser aproveitada!
Entenda o algoritmo do Reels
Não basta apenas criar o Reels mais incrível de todos.
É necessário entender o algoritmo que governa essa funcionalidade. Afinal, o que você quer é colocar seu conteúdo diante das pessoas certas. Tenha em mente estes pontos:
Priorize o engajamento: quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos seu Reel receber, maior será a probabilidade de ele ser exibido para outros usuários. É a receita clássica, você sabe, né?
Use hashtags de forma inteligente: inclua hashtags relevantes para ajudar seus Reels a alcançar o público certo. Mas não exagere — muitas hashtags podem parecer spam.
Mantenha uma presença forte em geral: seus Reels não são a única coisa que importa. Certifique-se de que todo o seu perfil esteja otimizado, com uma biografia clara, imagens de alta qualidade e marca consistente.
Produza um conteúdo relevante e original
Você precisa criar conteúdo relevante para seu público e exclusivo para sua marca. Mas como? Veja só algumas dicas:
Apresente seus produtos ou serviços: use o Reels para demonstrar como suas ofertas funcionam, compartilhe depoimentos de clientes ou destaque novos lançamentos.
Eduque seu público: compartilhe dicas, truques e instruções que agregam valor aos seus seguidores e o posicionam como um especialista do setor.
Seja autêntico: não copie apenas as tendências. Injete a personalidade da sua marca em seus Reels e faça com que pareçam genuínos e relacionáveis.
Não complique: às vezes, postar um meme ou um vídeo engraçado pode funcionar. Lembre-se que essa não é uma rede social “quadrada” e super pragmática. Você quer evocar emoções que vão além dos clássicos gatilhos mentais de venda, como uma simples risada!
Preste atenção às dimensões
Ao criar Reels, é essencial levar em conta as dimensões do conteúdo. Eles são exibidos em uma proporção vertical de 9:16. Para garantir que seu conteúdo tenha a melhor aparência:
Filme no modo retrato: use a configuração vertical da câmera do celular.
Enquadre suas fotos com cuidado: mantenha a ação principal centralizada e dentro do quadro vertical, para que nada importante seja cortado.
Otimize o texto e os gráficos: certifique-se de que qualquer texto ou gráfico que você adicionar esteja claramente visível e não se estenda além dos limites do Reels.
Invista em legendas
Não é segredo que as pessoas assistem Reels ou Stories sem som — por vários motivos.
Por isso, para tornar seus vídeos mais acessíveis e fáceis de usar, considere adicionar legendas:
Use ferramentas integradas: o Instagram oferece um recurso útil de legenda automática para Reels, facilitando a adição de legendas.
Escolha fontes legíveis: certifique-se de que suas legendas sejam fáceis de ler, escolhendo fontes e cores nítidas e contrastantes.
Mantenha-o conciso: certifique-se de que suas legendas sejam breves e diretas, para que não distraiam o visual.
Fique por dentro das tendências
Estar atualizado sobre as últimas tendências pode ajudar seus Reels a ganhar destaque e alcançar um público mais amplo. Lembre-se dessas dicas:
Monitore hashtags populares: procure hashtags que estão em alta e estão relacionadas ao seu setor, procure incorporá-las aos seus Reels quando apropriado.
Participe de desafios e virais: participe de desafios ou tendências com um toque criativo que mostra a personalidade de sua marca.
Adapte-se aos novos recursos: mantenha-se atualizado sobre os recursos e atualizações mais recentes do Instagram e incorpore-os à sua estratégia de Reels sempre que possível.
Use CTAs
Um CTA impactante pode motivar seus espectadores a dar o próximo passo: seja visitar seu site, fazer uma compra ou seguir sua conta.
Como? Veja as dicas:
Seja claro e conciso: diga ao seu público exatamente o que você deseja que ele faça, com uma linguagem simples e direta.
Torne-o visualmente atraente: use textos, adesivos atraentes e emojis para chamar a atenção para o seu CTA.
Posicione-o estrategicamente: certifique-se de que seu CTA seja fácil de detectar e não interfira no conteúdo principal do seu Reel.
Revele o aspecto humano da sua marca
As pessoas gostam (e preferem) se conectar com outras pessoas.
Por isso, as marcas precisam ter rostos visíveis em suas redes sociais.
Minha sugestão é: humanize sua empresa com Reels que destacam os membros da sua equipe e a cultura da empresa.
Visões dos bastidores: compartilhe momentos espontâneos do seu escritório, processo criativo ou eventos (dos formais aos informais) para mostrar o que realmente acontece.
Funcionários em destaque: apresente os membros da equipe com entrevistas curtas ou em vídeos do dia a dia, mostrando seus talentos e personalidades.
Celebre marcos: compartilhe as conquistas, aniversários ou eventos especiais da sua empresa com seu público para criar um senso de comunidade.
Crie Reels com cliffhangers
Quer uma dica fora da caixa? Crie Reels que sigam uma narrativa (ou seja, que possuem um enredo — início, meio e fim), em episódios curtos e que terminem em cliffhangers.
Sabe o que é isso?
É um final cheio de suspense que deixa o público ansioso para saber o que acontece a seguir.
Veja como fazer isso:
Desenvolva uma trama única: crie uma narrativa envolvente que gire em torno da sua marca, produtos ou setor, garantindo que ressoe com seu público-alvo.
Divida em episódios: separe a história em episódios curtos e envolventes que podem ser compartilhados como Reels individuais, cada um terminando com um suspense para manter os espectadores ansiosos por mais.
Mantenha um cronograma de postagem consistente: libere episódios em um cronograma fixo, para que seu público saiba quando esperar um novo conteúdo e crie antecipação com teasers ou contagens regressivas.