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O universo do marketing é dinâmico e evolui a um ritmo acelerado.

Com cada avanço tecnológico e novos temas emergindo nas conversas sociais, surgem tendências que não só alteram a maneira como praticamos o marketing atualmente, mas também indicam a direção futura do nosso campo.

Considere os últimos dois anos, por exemplo.

Desde a introdução do Chat GPT, todo o setor se concentrou nas IAs generativas.

Grandes corporações como Meta, Google e Apple começaram a desenvolver suas próprias tecnologias associadas.

Futuristas começaram a prever o destino de várias profissões e novas estratégias emergiram.

Além disso, desde o término da pandemia, muitas mudanças ocorreram nos hábitos de compra dos consumidores, e as empresas que não se adaptaram podem achar que está mais desafiador vender.

Para profissionais de marketing, independentemente do nível de experiência, acompanhar essas mudanças nem sempre é uma tarefa fácil.

No entanto, se você não quiser ser surpreendido e deseja estar à frente de seus concorrentes, é essencial estar atualizado sobre as tendências de marketing que vão moldar o próximo ano

Neste post, vou compilar algumas das principais tendências que destacamos neste material e que podem ajudar a orientar o seu negócio.

Vamos lá!

 

Novas demandas, nova jornada de compras

Simplesmente oferecer um bom produto ou serviço já não é suficiente.

O consumidor quer se conectar com a sua marca.

Um estudo da Accenture revelou que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores pessoais.

Se a sua marca permanece neutra em temas importantes para o seu público, isso é um sinal negativo, pois o mesmo estudo indica que os consumidores tendem a descartar empresas que não se posicionam nessas situações.

De acordo com uma pesquisa do Google:

71% dos consumidores estão mais conscientes sobre onde gastam seu dinheiro

73% continuarão comprando de empresas mesmo se aumentarem seus preços, desde que se sintam valorizados como clientes.

O estudo mostra que os consumidores estão navegando de forma mais intensa e intencional até encontrarem a melhor oferta.

Ou seja, os clientes estão mais digitalizados e menos fiéis às marcas.

1: Valorize cada interação 
As pesquisas no Google revelam um crescente interesse por recursos que respondem a perguntas sobre produtos – “como”, “onde”, “o quê”. Portanto, é crucial investir em estratégias de SEO para dominar as buscas relacionadas ao seu nicho. Isso aumentará suas chances de influenciar a decisão de compra do consumidor.
2: Cada categoria tem sua própria jornada
Não tente replicar uma jornada de outra categoria que não seja a sua. Cada segmento tem sua própria dinâmica e está sempre mudando. Garanta experiências positivas no auge e no final das interações do cliente com sua marca. Isso ajudará a criar memórias positivas associadas à sua marca.
3: Cada usuário tem seu próprio caminho
Para 52% dos brasileiros, o Google é a plataforma que mais os ajuda a decidir sobre um produto. Portanto, é essencial ter uma estratégia diversificada em termos de canais e mensagens para se destacar.
4: Cada dia traz uma nova necessidade
Sua empresa está preparada para entender as necessidades diárias do seu consumidor? Uma maneira de fazer isso é usando o AnswerThePublic, uma ferramenta que mostra exatamente o que as pessoas estão procurando no Google sobre um determinado termo. Essa ferramenta pode ser crucial para se conectar ao seu público em 2024.
5: Cada momento é uma oportunidade para gerar demanda
Cada momento traz uma oportunidade de venda.
Faça parte do dia a dia do seu consumidor.
Esteja presente em vários canais, escolha redes sociais para produzir conteúdo, faça marketing por e-mail e use esses canais para gerar demanda.
A Ascensão das IAs Generativas: Uma Nova Era para o Mercado

O avanço das IAs generativas não se limita ao marketing, mas permeia todo o mercado. Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, comparou o impacto dessa tecnologia à revolução causada pela invenção da imprensa no século XV, durante o Web Summit Rio.

O potencial dessa tecnologia já é evidente no posicionamento das empresas em relação às IAs generativas. Segundo a Bain, 85% das empresas planejam adotar a inteligência artificial nos próximos anos, tornando-se uma das principais prioridades corporativas.

Apesar do alarme de alguns profissionais com a rápida expansão dessa tecnologia, a realidade é inegável: as IAs já estão integradas ao mercado e seu uso só tende a aumentar nos próximos anos.

Em 2024, a IA será ainda mais acessível, com modelos pré-treinados, computação em nuvem e código aberto. Basta observar o progresso desde o surgimento do Chat GPT…

No relatório “Top Strategic Technology Trends for 2024”, o Gartner destacou que 45% das organizações estão realizando testes com a IA generativa e outras 10% já colocaram soluções de IA generativa em produção.

Comparando esses dados com os de 2023, houve um aumento significativo. Em abril, apenas 15% dos entrevistados estavam realizando testes com a IA generativa e 4% estavam em produção.

A pergunta que fica é: sua empresa está acompanhando essa transformação?

 

Fim dos Cookies

 

Em julho de 2024, seremos testemunhas do começo do fim dos cookies de terceiros.

A decisão tomada pelo Google em 2020 de finalizar o suporte para o compartilhamento de dados de navegação através do Chrome, seu navegador dominante, finalmente resultará no surgimento de uma nova era na publicidade digital.

É o tão discutido “mundo sem cookies”.

O modelo atual de internet gratuita, baseado nos dados coletados por cookies de terceiros, está passando por uma transformação.

Escândalos de grande repercussão, como o da Cambridge Analytica, ampliaram as preocupações sobre a segurança e o uso ético dos dados pessoais.

Em resposta a essas preocupações, o Google está implementando o Privacy Sandbox, um sistema que utiliza APIs para esconder a atividade online dos usuários, tornando mais difícil o acesso a informações pessoais.

Os testes realizados pelo Google, compartilhados em seu blog, destacam o desempenho dos anúncios no Chrome com cookies ativados versus quando foram substituídos por uma combinação de “sinais de preservação da privacidade”.

E os resultados indicam uma convergência notável com as métricas tradicionalmente obtidas por meio de cookies, incluindo taxas de cliques.

Após vários adiamentos, o Google se comprometeu a desativar os cookies em 1% de todo o tráfego no Chrome nos primeiros seis meses de 2024.

O objetivo é eliminar completamente os cookies até o final do próximo ano.

Embora seja um processo gradual e adaptativo, os profissionais de marketing agora precisam se adaptar a essa nova realidade!

 

Novas Tendências de Marketing para 2024

 

Se você quiser conhecer ainda mais tendências que vão movimentar o mercado no próximo ano, acesse iconedigital e fique por dentro das novidades.

Acompanhando estes conteúdos, tenho certeza que sua empresa estará mais do que preparada para turbinar seus resultados em 2024.

 

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